Saber Ouvir
Entender o Que Realmente está Sendo Dito
Interpretar as Palavras, o Tom de Voz e os Sinais

Antes mesmo de ter nascido, você começou a desenvolver uma habilidade essencial da qual vem se utilizando desde então. Trata-se provavelmente da capacidade mais significativa de que dispõe, que exerceu forte influência em seu desenvolvimento pessoal no passado e continuará a fazê-lo no futuro. Todavia, é certo que você não tenha contado com qualquer tipo de ajuda para desenvolvê-la. As outras habilidades básicas da comunicação foram aprendidas — falar, ler e escrever. Mas será que você sabe, de fato, ouvir?

Pare por um instante e considere a importância que o saber ouvir efetivamente tem em sua vida: conversas com amigos e familiares, reuniões de negócios, discussões, conferências, entrevistas, discursos, palestras — poderíamos estender essa lista de situações indefinidamente e, no âmago de todas elas, encontraríamos a capacidade fundamental de ouvir. Prossigamos então em nossa análise da arte de saber ouvir. Pergunte a si mesmo como sua família, seus colegas de estudo ou trabalho e até mesmo seus amigos mais íntimos avaliariam sua habilidade para ouvir. Mais importante ainda — seja sincero! — qual seria sua própria avaliação?

Qualquer que seja a sua resposta, as páginas a seguir deverão ajudar você a desenvolver e apurar a habilidade de ouvir com eficiência.

Download